Educação Pública de Qualidade no Brasil....

“Educação, Tecnologia e Qualidade: uma relação de sucesso dentro do contexto escolar”.
Marcio Rogério Martins, Psicopedagogo, Coordenador Geral de Educação de Onda Verde, Conferencista e Docente.
O município de Onda Verde desde Julho de 2006 vem recebendo destaque pelos investimentos e a implantação de programas nas áreas da Educação que possibilitaram a cidade ocupar uma posição de destaque entre os 5.565 Municípios brasileiros. Os programas merecem destaque dentro da Gestão Publica Municipal, pois a qualidade dos investimentos fazem parte de todo um diferencial frente à administração Publica do prefeito  municipal do Dr. João Carlos Machado que assumiu o governo do município de Onda Verde com determinação, trabalho, espírito empreendedor, adoção de orçamento participativo, controle de gastos com transparência, aplicação dos recursos e respeito á Lei de Responsabilidade Fiscal.
Diante dos investimentos educacionais a Educação do município transformou-se referência nacional por ser a:
 1ª cidade do Brasil a implantar na Rede Municipal de Ensino o Projeto Educação Tecnológica Integrada e Inclusão Digital
 1º município do Brasil a implantar na rede publica municipal de ensino o projeto UCA – Um Computador por Aluno.
Os investimentos partem do principio de que o domínio da informática atende as exigências do mercado educacional, possibilitando aos alunos estarem diante da ferramenta mais moderna para o auxilio do processo de ensino e aprendizado, desta forma o contato com a tecnologia desenvolve nos alunos o interesse pela busca do conhecimento e a organização do processo de informação formando assim seres críticos e reflexivos.
 O projeto tem como objetivo instrumentalizar as crianças para o exercício da cidadania de forma participativa e critica proporcionando o desenvolvimento de competências e habilidades através de um diversificado processo de ensino a fim de elevar a qualidade do ensino e sanar os déficits encontrados no processo de aprendizagem das crianças com dificuldades escolares.
As metas do projeto tendem garantir acesso, domínio e permanência dos alunos diante das novas ferramentas tecnológicas educacionais, promover  um ensino de qualidade, zerar a reprovação, repetência e evasão escolar e desenvolver nos alunos a relação entre ciência, pesquisa e tecnológica e informação com sentido e significado dentro do contexto escolar.
A estrutura do projeto iniciou-se em Julho 2006 com a instalação das lousas digitais, posteriormente a aquisição de netbooks para os alunos e notebooks para o professor, abertura do Telecentro com banda larga gratuita a toda população, o portal educacional e a integração digital que possibilita lousas, netbooks e notebooks permanecerem interligados constantemente proporcionando ao professor um controle de todas as atividades realizadas pelos alunos. Atualmente o projeto conta com 10 salas de aulas são compostas de lousa digital, um notebook para os professores e um netbook para os alunos.

Com a implantação do projeto educacional tecnológico a organização pedagógica sofreu uma reformulação a fim de atender as novas práticas pedagógicas inseridas dentro do contexto escolar e uma nova grade de organização curricular das aulas.
Organização pedagógica fica subdividida da seguinte forma:
- Aula com netbooks  integrados a Lousa Digital;
Obs. Todo conteúdo apresentado pelo professor através da Lousa Digital está interligado aos Netbooks.
- Aula com netbooks dos alunos e notebook do professor
Obs. Todo conteúdo está interligado através da relação entre notebook do professor e netbooks dos alunos (transferência de arquivo, aulas multimídias, jogos pedagógico, realização de grupos de discussão, realização de atividades e pesquisas pela internet.
- Aula com netbooks para pesquisas e realização de atividades escolares
Obs. Todo trabalho e desenvolvido pelo aluno através da utilização somente dos netbooks.
A partir da implantação do projeto as aulas tornaram-se dinâmicas, o aluno deixou de ser passivo, tornando-se ativo, sendo organizador da construção do conhecimento de forma mais independente e prazerosa tendo o professor como um organizador e gerenciador de todo o processo de aprendizado.
Com o projeto, as melhorias foram notadas e proporcionaram qualidade para o ensino do município.

 - Melhoria na qualidade de Ensino (aumento em 17% do IDEB em 2009);

 - Aumento da qualificação profissional do professor;

  - Melhora no processo de atenção e concentração dos alunos no decorrer das aulas;

 - Evasão escolar zero.
IDEB (índice de Educação Básica)
O índice IDEB do Município de Onda Verde no ano de 2007 (índice de  4,8)
O índice IDEB do Município de Onda Verde no ano de 2009 devido à melhora na qualidade de ensino teve um avanço de 17%,ultrapassando a meta projetada pelo governo federal para o ano que era de (5,4) ficando no ano de 2009 com índice de 5,6.
  Acima das médias da rede publica estadual (4,9) e rede publica municipal (4,4).
A meta pretendida pela administração publica para o ano de 2011 é que o IDEB do município possa ter um avanço de 20% possibilitando ao município alcançar o índice de 6.5 a 7.0 ficando acima da média deseja pelo governo federal.

Diante de toda essa modernização não podemos deixar de destacar alguns desafios importantes a serem sanados para que o projeto tenha andamento, qualidade e atenda as propostas político pedagógicas.
 Os principais desafios para aliar tecnologia e educação seguem abaixo relacionados

- Encontrar docente com formação integrada pedagogia e tecnologia,

 - Entender e compreender as novas práticas pedagógicas que a escola passa a integrar no quadro curricular,

 - A relação entre equipe técnica e equipe docente,
   

Atualmente todas as dificuldades foram sanadas e os desafios superados, a partir do momento que as equipes foram formadas pedagogicamente e tecnicamente para desenvolverem um trabalho educacional de qualidade em busca de fornecer aos alunos subsídios para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado de acordo com as necessidades escolares.

 O projeto contempla a rede municipal de ensino sendo subdividido entre as  unidades escolares que compõem a rede:
 E.M.E.I Caminho Encantado (ensino Infantil) 100 alunos do ensino infantil.
 E.M.José Ribeiro dos Santos Filho (ensino Fundamental) 400 alunos do ensino fundamental.
Desta forma atualmente são atendidos 500 alunos da rede municipal de ensino nos períodos manhã e tarde.
A preocupação da gestão publica municipal com a formação de leitores e com a alfabetização possibilita a Rede Municipal de Ensino contar também com o sistema apostilado COC/NAME do infantil até o 5º ano do ensino fundamental, onde são atendidos alunos de 03 a 10 anos.
IDEB (índice de Educação Básica)
O índice IDEB do Município de Onda Verde no ano de 2007 (índice de  4,8)
O índice IDEB do Município de Onda Verde no ano de 2009 devido à melhora na qualidade de ensino teve um avanço de 17%,ultrapassando a meta projetada pelo governo federal para o ano que era de (5,4) ficando no ano de 2009 com índice de 5,6.
  Acima das médias da rede publica estadual (4,9) e rede publica municipal (4,4).
A meta pretendida pela administração publica para o ano de 2011 é que o IDEB do município possa ter um avanço de 20% possibilitando ao município alcançar o índice de 6.5 a 7.0 ficando acima da média deseja pelo governo federal.




Mediante a todas essas realizações a cidade de Onda Verde segundo pesquisa da FIRJAN- Federação das Indústrias do Rio de Janeiro está classificada entre as “100 melhores cidades para se viver”, onde um levantamento de dados comparou informações sobre educação, saúde, renda e emprego (geração e salários médios de empregos formais) de todos os municípios do país e com os dados levantados criou o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM):
No Ranking IFDM Nacional Onda Verde é a 33ª melhor cidade para se viver.
No Ranking IFDM Estadual Onda Verde é a 32ª melhor cidade para se viver.
No Ranking IFDM Educação Onda Verde é a 26ª melhor cidade em Educação.
Segundo índice do CAGED o Município de Onda Verde se encontra entre os 100 municípios do Brasil que mais geram empregos.
Por todas essas realizações diante a administração publica do município, o prefeito municipal Dr. João Carlos Machado recebeu prêmios de destaque em 2010 tais como:
Foi eleito pela revista “Carreiras & Negócios” como um dos 33 melhores Prefeitos do Brasil com um índice de mais de 70% de aprovação de seu governo.
Foi agraciado com a “Comenda do Mérito Ulisses Guimarães - Colar de Ouro” conferida pelo instituto Tiradentes em destaque pela sua administração na área de políticas sociais. A cerimônia aconteceu no dia 02/02/2010 durante o XXX Congresso Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais em São Paulo.
Recebeu o “Prêmio ANPV-2010” Qualidade em Gestão Municipal conferido pela Associação Nacional dos Prefeitos e Vice do Brasil-ANPV foram premiados os 100 Prefeitos das Cidades mais Sustentáveis do País. A solenidade aconteceu no dia 05/05/2010 no Senado Federal.


Comentários

Postagens mais visitadas