FUNDAÇÃO PREFEITO FARIA LIMA – CEPAM
Onda Verde se classifica entre as 12 experiências bem-sucedidas
de politicas publicas com o “Projeto Educação Tecnológica Integrada e Inclusão digital.
O Prêmio Chopin Tavares de Lima – Novas Práticas Municipais, tem como objetivo disseminar as ações dos municipios paulistas caracterizadas como alternativa de gestão publica nos mais diversos setores da administração municipal.
O CEPAM acredita na criação de uma rede de solidariedade entre os municipios, na qual todos possam aprender e aperfeiçoar suas atuações na busca de melhora de qualidade de vida para os municipes.
O Prêmio Novas Práticas é inspirado na atuação do governador Franco Montoro e do Secretario Chopin Tavares de Lima, dois grandes homens publicos.”Ambos sempre lutaram pela valorização e fortalecimento dos municipios”.
Dr.Chopin Tavares de Lima, nasceu em Itapetininga (SP) no dia 09 de Outubro de 1926 e falaceu no dia 18 de Fevereiro de 2007, foi politico brasileiro, formou-se em Direito pela USP, ocupou o cargo de Secretario Estadual de Educação de São Paulo durante o governo de Orestes Quércia e foi titular da Secretaria do Interior do Estado de São Paulo, a quem estava subordinado, entre outras entidades, a SUDELPA e o CEPAM.
Instituido em 2004, o prêmio tem critérios de seleção, avaliação e julgamento das experiências, sendo que as 12 melhores experiências que são classificadas como finalistas serão julgadas por um juri formado por gestores estaduais ,responsavéis municipais e universidades, onde será classificadas as cinco melhores experiências que se destacaram.
Concorrem ao III Prêmio Chopim Tavares de Lima 136 municipios, representando 12 regiões administrativas , totalizando 204 experiências, entre elas a do municipio de Onda Verde-SP com o Projeto Educação Tecnológica Integrada e Inclusão Digital.
O Projeto de Educação Tecnológica Integrada e Inclusão Digital de Onda Verde recebeu destaque mediante a tão grande inovação dentro do contexto escolar, pois a rede muncipal de ensino conta atualmente como uma estrutura tecnologica educacional que possibilita aos alunos terem um computador por aluno- Projeto UCA e salas de aulas equipadas com Lousas Digitais e notebooks para os professores e mais um net book para cada professor.
Os investimentos partem do principio de que o domínio da informática atende as exigências do mercado educacional, possibilitando aos alunos estarem diante da ferramenta mais moderna para o auxilio do processo de ensino e aprendizado, desta forma o contato com a tecnologia desenvolve nos alunos o interesse pela busca do conhecimento e a organização do processo de informação formando assim seres críticos e reflexivos.
O projeto tem como objetivo instrumentalizar as crianças para o exercício da cidadania de forma participativa e critica proporcionando o desenvolvimento de competências e habilidades através de um diversificado processo de ensino a fim de elevar a qualidade do ensino e sanar os déficits encontrados no processo de aprendizagem das crianças com dificuldades escolares.
O projeto contempla a rede municipal de ensino sendo subdividido entre as unidades escolares que compõem a rede:
E.M.E.I Caminho Encantado (ensino Infantil) 100 alunos do ensino infantil.
E.M.José Ribeiro dos Santos Filho (ensino Fundamental) 400 alunos do ensino fundamental.
Desta forma atualmente são atendidos 500 alunos da rede municipal de ensino nos períodos manhã e tarde.
A preocupação da gestão publica municipal com a formação dos alunos proporciona uma formação tecnológica, cultural e intelectual, desta forma a Rede Municipal de Ensino conta também com o sistema apostilado COC/NAME do infantil até o 5º ano do ensino fundamental, possibilitando aos alunos estarem constantemente de relacionando , escrita, leitura e tecnologia.

Comentários
Postar um comentário