Caindo no Brasil – a publicação do livro!

Acredito numa Educação que forme pessoas pra vida. Existem outras maneiras de se viver processos de aprendizagem dentro e fora da escola que vão além da formação conteudísta. A sociedade pede hoje pessoas que vejam o outro, convivam com o coletivo, troquem ideias, sejam autônomas, responsáveis, felizes e divertidas. Em 2013, queria conhecer mais de perto escolas, projetos e histórias de pessoas que seguissem essa mesma linha de visão de mundo. Foi assim que surgiu o projeto caindonobrasil (www.caindonobrasil.com.br e www.facebook.com/caindonobrasil).

O nosso país me ensinou muito neste último ano! Juntos, acho que nós podemos potencializar as experiências incríveis que eu tive num mochilão em busca de práticas educacionais inovadoras em várias cidades do país. Calma, deixa eu explicar melhor:

Até o início do ano, eu trabalhava atendendo consumidores de todo o Brasil. Esse gostinho me despertou uma curiosidade enorme e eu decidi largar o telefone e a internet, cair na estrada e conhecer as pessoas e os Brasis ao vivo. Resolvi aproveitar esse momento para mergulhar de cabeça em um universo que sempre me fascinou: a Educação. Assim começou o projeto caindo no Brasil: 5 meses e meio rodando o Brasil de ônibus atrás de realidades do nosso país e práticas educacionais inspiradoras.

Foram 17 mil quilômetros por terra, 58 cidades em 12 Estados e Distrito Federal. Saí de São Paulo com uma lista de indicações, mas também deixei a viagem me surpreender: grandes iniciativas locais que não eram conhecidas por nenhum especialista, mas estavam na ponta da língua do recepcionista do hostel ou da monitora do museu que eu visitei.

Foi assim que eu conheci 30 iniciativas inspiradoras que eram conhecidas quase sempre apenas localmente. 14 delas estarão no livro. Não só escolas, porque eu não acredito que educação dependa de um espaço tão encaixotado assim. Acho que, como diz Tião Rocha, escola é diferente de educação. Escola é meio, educação é fim. Eu me convenci mais ainda disso conhecendo projetos como o Bairro-Escola Rio Vermelho (http://bairroescolarv.org.br) ou histórias como a de Seu Luiz, que nunca pisou numa sala de aula porque a escola ficava a duas horas de caminhada de sua casa, mas era um Doutor quando falávamos dos assuntos de sua realidade e conseguiu que sua filha completasse o ensino técnico em engenharia.

São essas e muitas outras histórias que eu quero compartilhar em um livro, para apresentar esses indivíduos e comunidades atuantes que nos levam a valorizar, pensar e repensar a Educação como conhecemos.

Licença Aberta
O livro será lançado sob a licença Creative Commons CC-BY-NC 3.0 BR. Desta maneira, é possível copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, além de remixar, transformar, e criar a partir do material. No entanto, é preciso ficar atento para realizar o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações e não é permitido o uso deste material para fins comerciais.

http://catarse.me/pt/caindonobrasil

Comentários

Postagens mais visitadas