Ensine os alunos a falar bem desde cedo

Usar a poesia para desenvolver a oralidade é um jeito lúdico e eficiente de expandir o universo de comunicação dos pequenos

Desenvolver a oralidade é uma das habilidades que se espera nos primeiros anos de escolaridade. Nas turmas de pré-escola, é possível fazer isso de diversas formas. Brincadeiras cantadas, como músicas e cantigas de roda, ou faladas, como trava-línguas e parlendas, sempre são bem recebidas nessa idade. De forma lúdica, elas ampliam as possibilidades de comunicação e expressão e promovem o interesse pelos vários gêneros orais e escritos. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil prevê que os conteúdos ligados a essa área devem ser divididos em três blocos nas classes de 4 e 5 anos de idade: falar e escutar, práticas de leitura e práticas de escrita. Assim, num bom trabalho com esse tema a oralidade, a leitura e a escrita são apresentadas às crianças de forma integrada e complementar. O objetivo é potencializar os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens exige das crianças.

De acordo com a consultora pedagógica de NOVA ESCOLA e da Fundação Victor Civita, Regina Scarpa, levar turmas de pré-escola a desenvolver a oralidade é ampliar sensivelmente as possibilidades de comunicação. "O ideal é que o professor articule esse trabalho com tarefas de leitura e escrita, como o manuseio de livros, revistas e outros materiais, com o objetivo de criar o hábito e o apreço pela leitura e, com isso, despertar também o interesse pela escrita." Entre os diversos gêneros textuais, a poesia se adapta muito bem a esse tipo de atividade. Na Escola Nossa Senhora do Morumbi, em São Paulo, isso já é realidade há mais de cinco anos (leia a próxima página). E você também pode conduzir sua turma por esse caminho. O CD que vem encartado com esta edição especial, do cantor e compositor Gabriel o Pensador, traz quatro músicas e um poema, chamado Sandra e Pedro, que o próprio artista declama num vídeo gravado especialmente para NOVA ESCOLA On-line. Convide a criançada a acessar o site e ver as imagens antes de colocar o CD para tocar. Outra forma de ampliar o universo discursivo é o reconto de histórias. Nesses momentos, os pequenos se apóiam em enredos conhecidos, criam diálogos e até mudam a voz para representar um personagem.


Comentários

Postagens mais visitadas