Secretário municipal de Educação afirma que tirar brinquedotecas e salas de informática e de leitura foi necessário para diminuir a fila das creches em São Paulo

No começo de maio, o prefeito de São Paulo, João Doria, divulgou uma medida que gerou bastante discussão entre educadores, gestores e membros da comunidade escolar. Para gerar mais vagas na pré-escola, Doria transformou brinquedotecas de escolas públicas em salas de aula, criando 2.077 novas matrículas, segundo a secretaria de Educação da capital paulista. A rede mexeu em 33 EMEIs, de um total de 558 escolas.
A decisão não veio sem polêmica. A gestão municipal foi acusada de priorizar a quantidade de alunos inseridos nas escolas em vez de valorizar a qualidade da Educação. Especialistas afirmam que os espaços de leitura e as brinquedotecas são insubstituíveis e fundamentais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças. Desativar espaços de lazer seria uma forma de tratar os alunos com descaso e também reduzir a importância das brincadeiras e das atividades de lazer.
Para entender os motivos da mudança e saber quais serão os próximos passos da secretaria, NOVA ESCOLA conversou com Alexandre Schneider, secretário municipal de Educação.
Como foi a readequação das salas de apoio pedagógico na rede municipal de São Paulo?
Foi uma mudança que a gestão anterior também fez. A gente trabalhou com 33 escolas, contra 71 na gestão anterior. Apenas sete dessas escolas ficaram sem nenhuma sala ambiente. Mexemos em 11 salas de informática, cinco salas de leitura e três brinquedotecas.
Como elas foram escolhidas?
Nós tínhamos mais de 10 mil crianças fora da pré-escola no começo do mandato. Escolhemos as regiões com maior demanda de vaga e criamos 2.077 novas matrículas com a readequação das salas de apoio. Ao todo, foram criadas 74 turmas em dois turnos diurnos de seis horas.

segue matéria na integra: https://novaescola.org.br/conteudo/4977/secretario-de-sp-explica-corte-de-brinquedotecas-e-melhor-tirar-a-crianca-da-rua

Comentários

Postagens mais visitadas